domingo, 5 de dezembro de 2010

Medo do que vai acontecer

Ciência e Caridade (1897) - de Pablo Picasso
É inevitável que, diante de uma doença, tenhamos medo do que possa acontecer conosco e aos nossos familiares/amigos. Imagine então como se sente alguém que recebe o diagnóstico de uma doença que há muito é estigmatizada, tanto pelos profissionais quanto pela população em geral: o câncer. Não que não tenham motivos para estigmatizar a doença! A estimativa do INCA para 2010 foi de quase 50 mil novos casos de câncer de mama e mais de 26 mil de câncer de pulmão, por exemplo. Além disso, para cada caso há um tratamento, o que faz dele um diagnóstico temido pelos pacientes.
Sendo assim, trato nesse texto dos possíveis erros cometidos pelos profissionais que lidam com esses pacientes. Manter a calma do paciente é essencial para um bom relacionamento com ele, além de ajudar no tratamento. Foi-me relatado que uma paciente contava ao médico A (que iria estipular-lhe o tratamento) sobre a consulta do médico B (que deu o diagnóstico) e o que este havia lhe dito. Ela falou que o médico B disse que, baseando-se nos exames, a possibilidade de cura do câncer era 100% se ela seguisse corretamente o tratamento e as recomendações médicas. O médico A imediatamente lhe disse: "NÃO EXISTE ESSE NEGÓCIO DE 100% DE CURA NÃO, QUEM FOI QUE LHE DISSE ISSO? QUEM FOI?!" Ainda que essa informação não fosse correta (o que eu não tenho embasamento científico para argumentar), é papel do médico "não destruir as esperanças" de um paciente. No livro "Sobre a Morte e o Morrer", de E. Kübler-Ross, é dito que a esperança é parte importante não só para o "comportamento" do paciente, mas para o seu tratamento. Ressalto, então, que haveria outras formas de lhe comunicar a verdadeira situação (em não sendo verdade).
Outro fato que lhes conto desse médico A é que, com uma outra paciente, agiu também de forma grosseira. Quando ela chegou a seu consultório para receber o tratamento, ele leu os exames e disse-lhe: "É, SEU REMÉDIO É ESSE AQUI, MAS TRATE DE CORTAR LOGO ESSE CABELO PORQUE VAI CAIR TUDO". Não digo que o médico tem que abraçar e colocar o paciente no colo, mas pelo menos deve por em prática o que nos ensinam (em algumas disciplinas): a empatia (leitura sugerida: "Você é meu") , pôr-se no lugar do paciente.
De fato, isso ocorre em vários consultórios, o tempo todo. É triste saber que alguns profissionais que estudam para "promover a saúde" ajam de formas tão esdrúxulas, sendo por vezes desumanos.
"A todos os que sofrem e estão sós, dai sempre um sorriso de alegria. Não lhes proporciones apenas os vossos cuidados, mas também o vosso coração" Madre Teresa de Calcutá

Um comentário:

  1. fiquei chateado agora com essa historia, esse médico A fuleragem, queria ver ele como paciente para ve se ele gostaria de ser tratado dessa forma, como acontece no filme 'the doctor - golpe do destino'..
    Certo que mentir não é o certo, mas o professor Ajax(DP1) fala o seguinte "seja esperançoso para o paciente e pessimista para a familia" e isso deveria ter sido levado em consideração..
    Gostei do seu desabafo!
    abraços..

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar o que quiser, de forma que isso acrescente algo de valioso ao blog: o seu pensamento!