sábado, 14 de maio de 2011

Benefício para o outro...

Imagem de noticias.r7.com
Bem, essa semana eu tive uma grande lição que preciso compartilhar com vocês. Às vezes eu fico falando das agruras que presencio nos corredores e enfermarias de hospitais pela cidade e, quando tenho algo bom para contar, corro para falar aqui...
Sabe aqueles médicos que todos admiram pelo domínio que tem em determinada área... Eu acompanhava a aula de um desses mestres; estávamos em uma enfermaria e começávamos a conversar com uma paciente que ele havia operado a algum tempo. Ela ainda estava com sonda nasoenteral (dispositivo que permite que o alimento entre no intestino sem passar pelo caminho boca-esôfago-estômago, caindo direto no intestino), que é algo incômodo, mas essencial em seu pós-operatório. A paciente estava a dias sem beber ou mastigar algo, sendo suprida apenas por aquilo que passava pela sonda. VOCÊ JÁ IMAGINOU FICAR PELO MENOS UMA SEMANA SEM SENTIR A ÁGUA DESCENDO "GOELA A BAIXO" OU SEM TER A PERCEPÇÃO DOS SABORES DAQUILO QUE LHE ESTÁ ALIMENTANDO?!
O doutor virou-se para a paciente e perguntou o que ela mais queria nesse momento. Após algumas respostas, ela disse que era beber um copo d'água bem gelada. Foi então que aprendi mais uma lição que pretendo carregar para a vida: um homem formado em vida e na profissão falou a seus alunos que uma das coisas que mais lhe dava prazer na profissão era o momento de retirar a sonda do paciente e lhe oferecer o primeiro copo d'água... São esses pequenos gestos que tornam mais apaixonante as profissões que lidam com pessoas, pessoas que sentem e vivem singularmente...

3 comentários:

  1. Aldinne,Natália me deu o endereço de seu blog. É fantástico. Estou muito feliz por saber de futuros colegas como vc e muitos de sua turma que estão preocupados em alimentar e fazer florescer cada vez mais o lado sensivel e humano, enfim o que há de melhor em cada um de nós. Estou em intervalo de trabalho e sem o login dos meus blogs porisso apareço como ANÔNIMO. Logo que possa estarei como9 seguidora de seu blog. E vamos marcar reunião do projeto que estou finalizando para aprovação no conselho.Vc está no caminho certo.O do coração. Bjs e muitas bênçãos prá vc. Prof Fátima Azevêdo-DSMI-FAMED-UFC

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo elogio, professora.
    Estou ansiosa para que comecem as nossas discussões...

    http://pacientesensinam.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Sinta-se a vontade para expressar o que quiser, de forma que isso acrescente algo de valioso ao blog: o seu pensamento!