domingo, 12 de junho de 2011

Em desespero!


Como avaliar se um médico é um bom profissional? Essa não é uma questão muito fácil de se responder, tendo em vista que somos humanos e passíveis de muitos erros. Mas quando se põe a vida de uma pessoa (ou várias delas) em risco, devemos ser um pouquinho mais criteriosos.
Assim, alguns erros que me foram relatados têm me chamado atenção nesses últimos dias, coisas que acontecem em hospitais, clínicas, postos de saúde... e que nos deixa a pergunta: COMO ESTÃO SENDO EDUCADOS OS NOSSOS MÉDICOS? Vou narrar três fatos, simples e com diferentes potenciais de risco:

Risco 1: Profissional-médico* faz a prescrição de algumas medicações a serem aplicadas em um paciente. Porém, colocou um dose de medicação que seria letal, podendo matar o paciente em segundos. Ao ler o que havia sido mandado aplicar, a enfermeira percebeu algo errado e foi perguntar ao profissional-médico* se era realmente aquilo que ele queria escrever. A prescrição foi corrigida.

Risco 2: Paciente acidentado chega muito mal ao hospital. São verificados os sinais vitais e ele é mandado para fazer os exames. Porém, quando ele volta, devido a demora e a falta de assistência do profissional-médico*, ELE COMEÇA A PIORAR MUITO, ENTRANDO EM CHOQUE SEM QUE TENHA SIDO NOTADO. Alguns estudantes, que observavam os pacientes, perceberam algo errado com ele e fizeram alguns exames, ao que ele foi imediatamente encaminhado para atendimento de emergência.

Risco 3: Paciente chega "sem conseguir respirar" à unidade, sendo necessário colocar um tubo para que ele pudesse captar o ar. O profissional-médico* colocou um tubo na boca do paciente e soprou com a própria boca no paciente.

*profissional-médico = residente, interno, médico especialista... etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar o que quiser, de forma que isso acrescente algo de valioso ao blog: o seu pensamento!