segunda-feira, 25 de julho de 2011

Série Sentimentos: Pacientes Ensinam a Alegria

Imagem de: coisasparacriancas.com
Alegria não se ensina, é algo que apenas se sente... é verdade? Um dia uma criança, um paciente, me ensinou a alegria. E é isso que lhes vou contar aqui!
Ele era pequenino e magrinho. Muito fora da curva de crescimento que se traça das crianças ditas "saudáveis". Chegou à emergência assim, como quem vai a uma loja que nunca havia entrado, apesar de sempre ficar observando a vitrine. Aquela criança de 14 anos sentou na maca "mal engembrada", que de princípio quase lhe derrubou. Pedimo-lhe que se deitasse, porém teimou em querer ver o que iria acontecer com aquele corte na perna. O mais interessante de tudo é que, a despeito da nossa rotina (de alertar para a criança que não vai doer muito; que logo, logo ele estaria brincando), aquele menino continuou olhando atentamente sem dizer palavra, sem parecer querer chorar. Já lhes contei a história de uma mulher que tinha trauma de agulhas? Bem, já sim (para ler essa outra história, clique aqui)! Pois foi desta história que me lembrei ao ver a seguinte cena.
A anestesia foi colocada ao redor do ferimento, e o pequenino perguntou apenas se iria furar (com a agulha) dentro do corte. Após feita a aplicação, começou a "costura" e foi ai que eu aprendi o sentido da alegria. Aqueles olhos pertenciam a uma criança - que sofrera pela vida. Cortou-se em um carrinho de catador de lixo, seria seu instrumento de trabalho? Deveras, não sei! Mas o fato é que aqueles olhos brilhavam e a sua boca desenhava um sorriso bobo que, como eu disse, parecia de quem apenas via a vitrine e agora pode adentrar à loja!
O MENINO CRESCIDO, QUE NÃO CHOROU PELA DOR, SORRIU PARA MIM E DISSE QUE NÃO DOIA. Estava fascinado porque não estava sentindo nada, apesar do vai e vem da agulha na sua pele! Então eu aprendi o que era alegria... Alegria é quando se pensa algo ruim, fica apreensivo pelo que pode acontecer e, quando acontece, tem-se a agradável notícia de que nada de ruim vai acontecer. ALEGRIA É PODER SORRIR APESAR DO QUE SE PASSOU. Alegria foi poder ter visto uma criança, dentre as tantas e tantas atendidas que, ao final do tratamento, agradeceu pelo que fizemos e saiu feliz por não estar sentindo mais nada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sinta-se a vontade para expressar o que quiser, de forma que isso acrescente algo de valioso ao blog: o seu pensamento!